Desafios de um canhoto

Desafios de um canhoto

1. Tesoura
A lâmina inferior situa-se no lado esquerdo para que um destro possa cortar exatamente onde deseja.
Nós, canhotos, temos de observar por cima da tesoura para termos a noção por onde vamos cortar, além de ter de fazer pressão ao contrário para não esmagar o que será cortado.
Há tesouras para canhotos, mas é preciso procurá-las bem. A primeira tesoura com as lâminas invertidas surgiu na Finlândia, em 1954.

2. Régua
Os canhotos desenham linhas da direita para a esquerda, logo as réguas convencionais têm a escala ao contrário.
Também se adapta: uma linha com 11 cm mede-se, por exemplo, de 30 até 19 cm.
Fácil... Entretanto, a fita métrica, quando manuseada por nós, fica com os números virados para cima, embora isso não impeça de concluirmos as nossas tarefas, já que a maior parte das fitas tem a escala desenhada nas duas margens.

3. Abridor de latas
Feitinho só para destros. Ainda bem que inventaram aquela argola para puxar e abrir a lata e também existem as latas que são fechadas a vácuo.

4. Cumprimento com dois beijos nas faces
Muitos canhotos, tendem a dar o primeiro beijo na face esquerda.
Entretanto, para alguns destros se passa precisamente o contrário:o primeiro é na direita, pondo os canhotos numa situação onde podem tocar no nariz ou nos lábios de quem cumprimentam.
Também o cumprimento é com a mão direita, mas como somos "adaptados forçados", cumprimentamos, e muito bem, com a nossa direita.

5. Estilete
O mecanismo de recolha da lâmina encontra-se no lado esquerdo para ser manuseado com o polegar direito.
No entanto, há estiletes que possibilitam a viragem da lâmina para ser manuseado com a mão esquerda.

6. Máquina fotográfica
Não conheço todas as marcas, mas haverá alguma com o botão do disparo no lado esquerdo?

7. Caixas Eletrônicos
É um sacrifício inserir o cartão no lado oposto. Além disso, o cartão tem a fita magnética em cima, que, ao ser inserido na posição correta, fica depois virada para o lado direito. Ao retirá-lo da carteira, um destro tem o cartão na posição certa.
Um canhoto, deveria guardar o cartão virado ao contrário. Assim tem a certeza que o cartão estará na posição certa para ser inserido.

8. Mouse
O bicho está sempre no lado direito em qualquer loja, cyber-café ou sala de informática das faculdades ou bibliotecas.
Sei que há a possibilidade de trocar os botões. Entretanto, para quem o usa à esquerda, passa a ser muito difícil aderir aos mouses, que contêm mais funções e são ergonómicos para a mão... direita.
Há exceção: A Logitech lembrou-se dos canhotos e fabricou um mouse desses para a mão esquerda. Sylvain Sauvage, da Logitech, acredita que um produto como o mouse deve se adaptar ao usuário, e não o contrário.

9. Saca-rolhas
Enrosca para a direita – movimento anti-natural para os canhotos.
Acontece o mesmo com os parafusos, afiadeiras e outros objetos que têm o movimento dos ponteiros do relógio.

10. Relógio de pulso
Acertar as horas em um relógio de pulso com a mão esquerda é um desafio.

11. Cinto
Os que têm algo escrito devem ser colocados com a mão direita, senão as palavras ficariam viradas, de cabeça para baixo.

12. Colher inclinada (usada para bebés)
Impossível utilizá-la com a mão esquerda.

13. Escada
Se tiver só um corrimão, fica à direita de quem sobe. Para quem desce, fica à esquerda, mas poucos precisam de ajuda para descer...

14. Camisa
Quando tem um só bolso, está no lado esquerdo, assim, para o destro é fácil alcançar o seu conteúdo. O mesmo acontece com alguns casacos com um só bolso interior.

15. Piano
A melodia é executada predominantemente com a mão direita.
Há alguns anos, dois músicos profissionais, canhotos, Tot Taylor e Mick Bass, produziram um teclado com a escala ascendendo da direita para a esquerda – A forma natural para eles tocarem – os resultados podem ser ouvidos num disco intitulado Music for Left-Handed.
Também outros instrumentos musicais revelam a sua inclinação para a direita, como a guitarra e os instrumentos da família dos metais (trompete ou trombone), salvando-se a trompa de harmonia, que não pode ser tocada com a mão direita.
Os instrumentos da família das madeiras são executados com ambas as mãos.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Realmente, as colheres tortas para crianças não tem como usar, descobri isso agora e pior, descobri que é quase impossível encontra-las para canhotos!

    ResponderExcluir
  2. Muitoo legaal, o pioor qe é assim mesmo viu

    ResponderExcluir
  3. tentei comprar um violão tagima ventura canhoto e a fábrica disse que esse modelo não era fabricado para canhoto tive que me contentar com um tajima dallas.

    ResponderExcluir