Google Trends ajuda em engenharia social

Google Trends ajuda em engenharia social

A firma de segurança Webroot afirma que cibercriminosos estão usando o Google Trends como aliado na tarefa de roubo de dados e contaminação de computadores com malware.

A ferramenta Google Trends mostra tópicos mais populares buscados na ferramenta Google através de um gráfico, além de relacionar artigos na imprensa e blogs a respeito dos assuntos populares.

Tudo o que um hacker mal intencionado precisa, explicou o The Inquirer, é ver o que está em evidência no Google Trends e adicionar manchetes, artigos e vídeos a um site malicioso para aumentar sua visibilidade na busca Google, atraindo assim mais vítimas.

Com mais acessos, é mais provável que uma página que carrega malware infecte mais máquinas com vírus e trojans disfarçados de codecs de vídeo ou falsas ferramentas anti-spyware, noticiou o site heise Security.

Para os usuários, a dica é ficar alerta com as páginas visitadas, instalar antivírus obtidos apenas por fontes confiáveis (como sites oficiais de desenvolvedores, por exemplo), manter seus navegadores e complementos sempre atualizados e, é claro, desconfiar de qualquer download oferecido.

Fonte: Geek

Postar um comentário

0 Comentários