Investigador japonês afirma ter ensinado baleia a "falar"

Investigador japonês afirma ter ensinado baleia a "falar"

Um investigador japonês da Universidade de Tokai diz ter conseguido ensinar uma baleia beluga a comunicar com os humanos.

Segundo o investigador, a baleia beluga Nack, do parque marinho Kamogawa Sea World, perto de Tóquio, conhece três "palavras": barbatana, óculos de mergulho e balde.

A baleia emite um som distinto para cada um dos três objetos, sendo inclusive capaz de escolher o objeto correto sempre que o respectivo som lhe é reproduzido.

Tsukasa Murayama afirma que começou a treinar Nack após ter ficado insatisfeito com o sistema de sinais gestuais atualmente utilizado para comunicar com as baleias e os golfinhos.

"Sempre quis falar com as baleias, e quanto mais pensava nisso, percebi que elas já comunicavam através do som", declarou à Reuters o professor da Universidade de Tokai.

"Foi por isso que pensei que podia treiná-las a nomear certos objetos utilizando sons que elas já fazem", acrescentou Murayama, que acalenta a esperança de um dia conseguir ensinar as baleias a expressar os seus sentimentos de uma forma que os humanos possam entender.

Fonte: Cibéria

Postar um comentário

0 Comentários