Dispositivos serão controlados pela língua

Dispositivos serão controlados pela língua

A língua controla o paladar e a fala e absorve e combate os germes. Cientistas do Georgia Institute of Technology, nos EUA, querem dar a esse músculo uma nova função e transformá-lo em um controle de computador.

Pesquisadores acreditam que um sistema magnético ativado pela língua pode servir como um computador, no qual os dentes funcionam como um teclado.

"Você controla todo o ambiente com o movimento da língua", disse Maysam Ghovanloo, professor que lidera a pesquisa no Georgia Tech.

O Sistema de Orientação pela Língua transforma o músculo em um tipo de joystick, permitindo a deficientes manipularem cadeiras de roda, lidarem com tarefas domésticas e mexerem em computadores.

"Ele é capaz de oferecer infinitas opções para a comunicação", afirmou Mike Jones, vice-presidente de pesquisa e tecnologia do Shepherd Center, hospital de reabilitação em Atlanta.

Sistemas de controle que utilizam sofisticados pads para medir movimentos da cabeça e do pescoço são notórios, mas costumam ser cansativos e não funcionam em eletrônicos pequenos.

A lingual, porém, é flexível, sensível e demora mais para se cansar. Além disso, como outros músculos faciais, ela não é afetada em acidentes que paralisam a maioria dos músculos do corpo, porque obedece a comandos do cérebro, não da espinha dorsal.

Fonte: Info

Postar um comentário

0 Comentários