Cientistas extraem células-tronco de siso no Japão

Cientistas extraem células-tronco de siso no Japão

Pesquisadores japoneses anunciaram ter extraído células-tronco do siso de uma menina de dez anos de idade, sugerindo que o 'dente do juízo' pode ser uma fonte de células terapêuticas no futuro, em alternativa aos embriões humanos.

A célula-tronco capaz de se desenvolver fora do corpo e dar origem a outras foi identificada em um experimento do estatal Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Industrial Avançada (AIST, na sigla em inglês) do Japão.

No experimento, a célula foi extraída de um siso que ficou congelado por três anos e utilizada para criar outras para tratar problemas de fígado.

Segundo os cientistas, a vantagem da técnica é que ela contorna problemas éticos associados à extração de células-tronco de embriões humanos.

Em vez disso, o material é obtido de dentes do siso descartados, que podem ser facilmente congelados e estocados.

Os pesquisadores estimam que em cinco anos o método poderia estar disponível para uso clínico em terapias de recuperação dos tecidos, como doenças ósseas congênitas e disfunções hepáticas.

Nos Estados Unidos, dentistas já oferecem o serviço de extrair e estocar células-tronco obtidas a partir de sisos descartados ou dentes de bebês - outra potencial fonte para células terapêuticas no futuro.

Fonte: BBC

Postar um comentário

0 Comentários