Terremotos na web

Terremotos na web

As ferramentas usadas para medir a audiência de um site, podem servir também como um meio alternativo para detectar terremotos e seus possíveis impactos.

Os acessos ao site do Centro Sismológico Euro-Mediterrâneo (EMSC, sigla em inglês), por exemplo, aumentam após a ocorrência de tremores, momento no qual os internautas se apressam para descobrir o que os atingiu. Agora, os pesquisadores da instituição contam com a ajuda de um software para mapear os visitantes por meio de seus endereços IP.

Em 2007, graças à essa técnica, os especialistas conseguiram localizar com precisão um terremoto próximo ao arquipélago de Açores, no Oceano Atlântico, em apenas 15 minutos. O software permite também identificar regiões cujo acesso à internet foi interrompido, fornecendo informações extras sobre os impactos do terremoto não captadas por equipamentos convencionais. A técnica é usada também para registrar pequenos tremores que, apesar da baixa magnitude, não deixam de ser preocupantes para a população.

Fonte: National Geographic

Postar um comentário

0 Comentários