Serviço de desktop virtual oferece 1 Gbyte por amigo

Serviço de desktop virtual oferece 1 Gbyte por amigo

O desktop virtual G.ho.st tem uma promoção para incentivar a expansão dos seus membros: a cada amigo convidado, o usuário ganha 1 Gbyte de espaço no disco on-line. Ao fazer o cadastro, o internauta já tem 5 Gbytes.

O serviço on-line está em fase alfa --de testes iniciais e com muitas falhas, conforme disse a própria empresa--, mas já mostra por que é um dos mais premiados do segmento.

Ele conta com programas de escritório, games e gerenciamento multimídia, além de acesso a YouTube, Last.fm e Flickr. Oferece ainda e-mail com capacidade de 3 Gbytes, games e widgets, entre outros recursos.

Como tudo isso fica on-line, o usuário tem acesso a um mesmo ambiente de trabalho independente do computador que usa, contando que esteja conectado à internet. A interface lembra a do Windows --e abrange até um botão iniciar, o Go!.

Em um computador com excelente conexão à internet, 1 Gbyte de memória e processador Pentium D, a velocidade do desktop virtual, feito em Flash, pode irritar.

Mas o grande destaque do G.ho.st, desenvolvido por uma empresa palestino-israelense, funciona bem. O Drive, nome do disco rígido virtual, tem uma interface fácil de usar, que lembra a do gerenciador de arquivos do Windows XP, e a velocidade com que os uploads são feitos é compatível com a da conexão à internet.

O desktop virtual usa o ambiente de internet da Amazon, o S3 Webservices. De acordo com a empresa da maior loja virtual do mundo, isso significa que ele está 99,99% do tempo disponível. Além disso, todos os dados são gravados em servidores redundantes em tempo real, entre outros critérios.

SkyDrive

A Microsoft também possui um disco virtual. O SkyDrive (skydrive.live.com) guarda 5 Gbytes de arquivos, e as pastas podem ser compartilhadas publicamente ou com conhecidos. O recurso, gratuito, demanda Windows Live ID.

Fonte: Folha Online

Postar um comentário

0 Comentários