PC baseado totalmente em "cloud computing"

PC baseado totalmente em "cloud computing"

Aproveitando-se da infra-estrutura de serviços fornecidos pela internet, alguns dispositivos simples para acesso à internet surgem no mercado. Um deles, o CherryPal, promete ser realmente pequeno e econômico.

O CherryPal C10 é anunciado pelo fabricante como uma opção ecologicamente correta e de baixo custo, para usuários que necessitam de pouco processamento e que executa atividades diárias simples como ler email e navegar na internet. A pequena caixa de 14 x 10 x 3cm (dimensões similares a um modem ADSL) possui processador 400MHz MPC5121e mobileGT, 4GB de memória flash, 256MB de RAM, Wi-fi 802.11b/g, duas portas USB, uma saída Ethernet e uma VGA, informa o Engadget.

O sistema operacional é uma distribuição Debian Linux, adaptada para o aparelho. Todos os outros aplicativos, como o Google Docs para tarefas de escritório, são executados na nuvem (ou seja, em diversos computadores na internet), utilizando uma versão também modificada do Firefox. Já a questão das atualizações deverá ser abordada futuramente, segundo o fabricante.

O sistema também agrada aos ativistas ambientais, já que seu consumo gira em torno de 0,002 KW/H. A drástica diminuição na utilização de energia elétrica se deve à eliminação das partes móveis, como HDs, e à utilização de processadores e chipsets mais econômicos como o Via C7, diz o The Register.

Mas nem todos estão satisfeitos com esse tipo de máquina, especialmente os grandes fabricantes de PCs tradicionais. Segundo o jornal The New York Times (via Terra), empresas como HP, Dell e Sony vêem com cautela e até mesmo preocupação essas máquinas de baixo custo, pois elas reduzem ainda mais a margem de lucros já pequena dos PCs e notebooks mais caros. A preocupação começou a tomar forma com o sucesso do eeePC da Asus e seus seguidores e, agora, pode se alastrar para os pequenos "cloud computers" ou "net computers", como são chamados. De fato, embora Dell, Acer e HP já terem anunciado suas versões de subnotebooks, as marcas mais lembradas nesse segmento são de empresas menores com base industrial na China, como Everex, MSI e a própria Asus.

Segundo o BetaNews o equipamento deve custar apenas $249.

Fonte: Geek

Postar um comentário

0 Comentários