Programador promete novo concorrente para Google

Programador promete novo concorrente para Google

Rich Skrenta, co-fundador dos sites Open Directory Project e Topix, e criador do Elk Cloner, o primeiro vírus de computador, anunciou que está trabalhando em um novo sistema de busca, Blekko, que tentará desbancar o atual campeão das buscas, Google.

Segundo o site Searchviews, Skrenta acredita que após uma década da entrada da Google no mercado, muito mudou na web.

"A web é grande. Muito, muito grande. Possui literalmente bilhões e bilhões de páginas", explicou Skrenta em seu blog, acrescentando que a cada ano ou dois a malha dobra de tamanho.

Crítico do PageRank, sistema de indexação utilizado pela Google, Skrenta acredita que a idéia de três ou quatro resultados privilegiados em meio entre tantas páginas existentes é meio inaceitável. Para o programador, este sistema destruiu a web, e a Google é a culpada.

"E ainda assim eles têm mais de 85% do mercado, e pouca competição eficiente. Ao mesmo tempo existe um fabuloso negócio na busca", explicou, perguntando-se porque não há concorrência.

Todavia, o Blekko ainda está longe de sua conclusão. Em seu endereço há apenas uma foto de um boneco criado pela filha do programador, e um protótipo do sistema final não deve estar pronto antes de 2009, conforme noticiou o TechCrunch.

Fonte: Geek

Postar um comentário

0 Comentários