O caminho proposto por Buda

O caminho proposto por Buda

O caminho proposto por Buda é o Caminho Óctuplo.

O Caminho Óctuplo é o discurso, ação, modo de vida, esforço, cautela, concentração, pensamento e compreensão, baseados na realidade distante do mundo ilusório ludibriante pelos desejos e que leva ao conhecimento de nós mesmos.

1 – O Pensamento Correto: É buscar conhecer a si mesmo e gostar disso; é buscar os defeitos que não conhece sobre si mesmo, as qualidades, ter Fé no caminho de iluminação que está percorrendo e em si mesmo. Com isso cultivar e desenvolver o amor e o bem querer com os demais.

2 РA A̤̣o Correta:

1. É perante a visão de seus próprios defeitos, transformá-los, e perante as qualidades, se auto-valorizar, que também é uma forma de transformação.
2. É perdoar, pois o ódio, a raiva, a mágoa e o ressentimento são erros.
3. É ser verdadeiro, principalmente consigo mesmo.
4. É encontrar soluções para ter paz interior e para isto precisa olhar para dentro de si mesmo e ver o qual é a perturbação.

3 – A Concentração Correta: É dirigir seu olhar (sem stress) no sentido de conhecer a si mesmo e fazer práticas de iluminação como mantras, orações, meditações, mandalas ou o que desejar e mais gostar. Pois estas práticas são bem eficazes quando feitas com o coração.

4 – O Modo de Vida Correto: É levar sua vida na direção da iluminação, mas do jeito que se quer com o trabalho que deseja, mulher, filhos, casa, carro e etc. Sem necessariamente precisar virar um monge. Mas tudo tem que vir do coração.

5 – O Esforço Correto: É saber que precisa se fazer para ter resultados, é as vezes insistir e sempre se superar.

6 РA Cautela Correta: Ṇo deixar que a iluṣo tire o caminho da ilumina̤̣o; ̩ ṇo se deixar levar apenas pelos desejos mundanos, pelo orgulho e pelo erro e deixar de conhecer a si mesmo.

Também cautela para não deixar de passar as oportunidades de conhecer a si mesmo, perdoar e ter fé, que a vida nos apresenta.

7 – O Discurso Correto: É não jogar frustração, raiva e maldade em cima dos outros, pois isso além de machucar o outro, é deixar de enxergar e ver algo que está incomodando, e ao invéz de enxergar joga em cima do outro.

É valorizar o outro pelo que ele realmente é; é respeitar o outro, dar conselhos que condizem com a realidade interior do outro e usar os seus “instrumentos” para ajudar o próximo.

8 РA Compreenṣo Correta: A compreenṣo correta ̩ a sabedoria, fruto do auto-conhecimento e que serve para a pessoa ter uma vida interna melhor.

Por exemplo: a pessoa não tem muitos amigos. Então ela se auto-conhecendo, vendo qual erro está cometendo ou o que está acontecendo para poder transformar e viver mais feliz. Tudo nesta vida ocorre por um motivo e quando sabemos olhar, achamos o motivo pelo qual a situação ocorre.

A sabedoria também é usar a luz interior sempre, principalmente em momentos importantes e de poder ajudar alguém. Isso se adquire com a prática e confiança na luz.

Postar um comentário

0 Comentários