Deputada alemã retira acusações de nazismo no Wikipedia

Deputada alemã retira acusações de nazismo no Wikipedia

Uma deputada alemã de esquerda retirou as acusações contra a enciclopédia online Wikipedia nesta sexta-feira por promover o uso de símbolos nazistas proibidos na Alemanha.

Katina Schubert, deputada líder do partido de Esquerda, havia registrado acusações na polícia de Berlim na quinta-feira. Ela argumentou que o site alemão do Wikipedia contém símbolos nazistas demais, particularmente em um artigo sobre o movimento Hitler Youth.

Schubert disse nesta sexta-feira que tem falado com o Wikimedia Deutschland, que promove a enciclopédia online em alemão, e decidiu não seguir com o caso apesar de continuar acreditando que neonazistas podem tirar vantagens de sites como estes.

"Registrar queixas é obviamente o caminho errado para ser seguido nesta disputa, por isso estou retirando as acusações após discussões intensivas com o Wikimedia", disse Schubert em comunicado no site do partido de Esquerda.

Ela ressaltou que a maioria dos símbolos relacionados o movimento Hitler Youth foi retirada do site.

O Wikimedia Deutschland rejeitou as acusações e disse que os símbolos eram claramente usados para objetivos educacionais.

Fonte:
Reuters

Postar um comentário

0 Comentários