Organize a sua vida

Organize a sua vida

Mesmo ganhando pouco tu podes garantir o teu futuro.

Na ponta do lápis
Que tal montar uma planilha ou um caderninho para anotar suas despesas? Relacione o que você tem de despesas fixas (as contas que devem ser pagas todo mês) e as variáveis, como aquela calça linda que você viu ontem no shopping.

Reveja seus conceitos
O segundo passo é reorganizar suas contas. É importante saber o que realmente é indispensável e descartar tudo o que for supérfluo. Por exemplo: aquela escova básica que você faz toda semana no salão, pode ser feita em casa. A redução de seus gastos vai ajudá-la a entrar no eixo.

Quando ousar
Também não precisa se desesperar. É possível controlar as idas ao cinema, a compra de uma peça nova para seu guarda-roupa ou mesmo, um dia de princesa no salão de beleza. As coisas não podem ser levadas a ferro e fogo. Basta que ao definir seu orçamento, você encontre um equilíbrio: saiba onde e quando pode abrir exceções. Naquele mês que exceder em um item compense em outro e assim por diante.

Estabeleça metas
Saber o que quer para o futuro é muito importante. Para isso, estabeleça metas. Pense nos cursos e viagens que planeja fazer, no carro novo que quer comprar, e por aí vai. Assim fica mais fácil abrir mão de coisas que gosta muito. Já diz o ditado: cada escolha, uma renúncia.

Poupe
Agora é que vem a melhor parte. Depois de saber o que realmente você deve e o que é importante nas suas despesas, só lhe resta investir. Reserve uma parte do seu orçamento (uns 10% do seu salário para começar) e coloque em uma aplicação. Pode ser a clássica poupança ou um outro fundo de investimento. Consulte o seu gerente do banco e pergunte qual o melhor para o seu perfil. Você vai ver como é possível guardar dinheiro sem se sacrificar muito e alcançar os seus objetivos materiais.

Fonte: Revista Gloss

Postar um comentário

0 Comentários