Estudantes geram energia a partir de folhas

Estudantes geram energia a partir de folhas

Uma equipe formada por cinco estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveu um dispositivo capaz de gerar eletricidade a partir da utilização de folhas e grama. De acordo com o site Daily Tech, a novidade foi a vencedora de um concurso promovido pela instituição, no qual os integrantes da equipe BioVolt levaram o prêmio principal de US$ 5 mil.

"Nosso protótipo, o BV1, utilizará organismos anaeróbicos para digerir a celulose e convertê-la em eletricidade e água em uma célula combustível microbial", explicaram os estudantes no site da competição acadêmica, acrescentando que o mecanismo produz a quebra da celulose para transformá-la em açúcares, que são oxidados pela bactéria, gerando uma reação de elétrons, prótons e oxigênio, que acaba por produzir água e completar a série de reações para garantir a geração de eletricidade.

Com a biomassa celulósica produzida a partir de folhas e grama, o aparelho – que custou apenas US$ 2 para ser montado – gera eletricidade capaz de carregar um telefone celular por até seis meses. Por isso, segundo os estudantes, a invenção pode ajudar países em desenvolvimento ou com problemas de escassez de energia elétrica, além de locais afastados também carentes de eletricidade.

De acordo com o blog do Sci Fi Tech, os estudantes afirmam ainda que várias unidades do invento podem ser conectadas para aumentar o rendimento de energia e que refinamentos no design do produto poderão render um aumento de 100 vezes em eficiência.

Fonte:
Geek

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Isso me lembra do filme em que um garoto se transforma em um cacorro e tem um carro que é movido a energia de grama...xD


    Coisa feliz...
    :]

    ResponderExcluir