Padrão de plugue de celular será universalizado

Padrão de plugue de celular será universalizado

Para quem vive esquecendo de recarregar o celular e quando chega ao trabalho tem que fazer uma peregrinação até encontrar alguém que tenha o mesmo tipo de carregador, eis uma boa notícia: a Open Móbile Terminal Platform (OMTP) anunciou na semana passada uma recomendação para adoção universal do formato micro USB (Universal Serial Bus). A OMTP é uma organização que reúne companhias de telefonia celular e fabricantes, como Nokia, Samsung, AT & T, Eriksson, Motorola e Telefonica, entre outras. Todas ratificaram a resolução, mas a OMTP ainda não divulgou quando a migração para o plugue estará completa.

Além da conveniência para o consumidor, a resolução levou em conta também o meio ambiente. Para se ter uma idéia da quantidade de periféricos que se tornam obsoletos por causa de diferenças na conexão, a organização cita o exemplo da Grã Bretanha, onde os consumidores trocam de aparelho a cada dois anos. Com a troca de aparelho, trocam também de recarregador, que são difíceis de ser reciclados.

Com a padronização, os cabos de conexão terão uma vida útil maior, uma vez que poderão ser usados em qualquer celular. “Literalmente há centenas de milhões de diferentes periféricos, como cabos para viva voz e para carros – muitos com plugues diferentes. Essa fragmentação cria um custo desnecessário para toda a cadeia de produção, limita a liberdade de escolha do usuário final e restringe a competição ao criar barreiras de mercado”, diz a nota da OMTP.

O padrão micro USB foi adotado pelo fato de ser um padrão seguido pela indústria da informática e por já ser conhecido pelos usuários. Além disso, se adapta bem aos aparelhos cada vez menores e mais finos. O diretor de planejamneto de portfolio da Nokia, Markku Verkama, elogiou a adoção de um padrão único. “Com a redução de cabos necessários para os celulares, nós podemos incrementar a experiência do usuário enquanto reduzimos a quantidade de periféricos sem uso no meio ambiente”, disse, em nota.

Fonte:
Pernambuco.com

Postar um comentário

0 Comentários