Computadores da CIA e do FBI são usados em edições da Wikipedia

Computadores da CIA e do FBI são usados em edições da Wikipedia

Pessoas usando computadores instalados na agência de inteligência dos Estados Unidos (CIA) e na polícia federal do país (FBI) editaram verbetes da Wikipedia sobre tópicos que incluem a guerra no Iraque e a prisão na baía de Guantánamo, de acordo com um novo programa de rastreamento.

As alterações podem violar as normas da Wikipedia quanto a conflitos de interesse, declarou uma porta-voz do site na quinta-feira.

O programa WikiScanner, desenvolvido por Virgil Griffith, do Santa Fe Institute, no Novo México, foi publicado em um site este mês e rapidamente atraiu volume esmagador de visitas.

O software permite que usuários rastreiem a localização de computadores usados para alterar verbetes na cada vez mais popular enciclopédia online, para a qual qualquer pessoa pode submeter verbetes e contribuir com alterações.

O WikiScanner revelou que computadores da CIA foram utilizados para editar um verbete sobre a invasão do Iraque por uma aliança liderada pelos Estados Unidos, em 2003. Um gráfico sobre as baixas foi revisado para informar que muitos dos números eram estimativas e não estavam separados por classe.

Outro verbete, sobre William Colby, antigo diretor da CIA, foi editado por computadores da agência de inteligência para expandir a história de sua carreira e discutir os méritos de um programa de pacificação rural que ele comandou durante a Guerra do Vietnã.

Imagens aéreas e de satélites da prisão norte-americana para suspeitos de terrorismo na baía de Guantánamo, Cuba, foram removidas usando um computador que o WikiScanner rastreou como sendo do FBI. George Little, porta-voz da CIA, disse que não podia confirmar se máquinas da agência foram usadas nas mudanças, acrescentando que "a agência espera sempre que seus computadores sejam usados de maneira responsável".

O FBI não reagiu de imediato.

Computadores de numerosas outras organizações e empresas aparentemente também estão envolvidos na edição de artigos relacionados a elas.

Griffith disse que criou o WikiScanner "para criar pequenos desastres de relações públicas para organizações e empresas de que não gosto (e) ver o que 'organizações interessantes' (diante das quais sou neutro) estão aprontando".

O WikiScanner estava disponível na quinta-feira em
http://wikiscanner.virgil.gr, mas nesta sexta-feira o site estava fora do ar.

Fonte:
Reuters

Postar um comentário

0 Comentários