Filhos mais velhos são mais inteligentes

Filhos mais velhos são mais inteligentes

Um estudo realizado por pesquisadores noruegueses revela que os filhos mais velhos têm, normalmente, um QI mais alto que os irmãos mais novos.
Após a análise de cerca de 250 mil pessoas a conclusão é que os primogénitos alcançam uma pontuação mais alta nos testes de inteligência, sendo seguidos pelos irmãos sucessores, o segundo mais velho, o terceiro mais velho, etc.

A pesquisa mostra, aliás, que, quando as crianças perdem o seu irmão mais velho, assumem o seu lugar, desenvolvendo o seu quoficiente de inteligência (QI). Contudo, para os professores Petter Kristensen, do Instituto Nacional de Saúde Ocupacional de Oslo, e Tor Bjerkedal, do Serviço Médico das Forças Armadas da Noruega, a explicação não é biológica.

Uma das razões apontadas como das mais importantes para o «mais velho» se desenvolva intelectualmente é o fato de, durante um certo período de tempo, não dividir a atenção dos pais com mais ninguém.

«O que conta é a posição social dos irmãos e não as diferenças biológicas entre eles», sustentam os responsáveis pelo estudo, que foi publicado na revista Science na passada semana.

Há ainda outros especialistas que ligam a diferença do QI ao útero da mãe, porque, a cada gravidez, a mãe produz uma quantidade maior de anticorpos, que podem afetar o cérebro do bebê.

O debate sobre o maior QI dos primogênitos é avaliado por especialistas desde que em 1874 sir Francis Galton disse que os homens que ocupavam as posições mais importantes costumavam ser os filhos mais velhos.

Fonte: Notícias Terra, Diário Digital

Postar um comentário

2 Comentários

  1. hehehehe.... eu acho que eu sou mais inteligentes que meus irmãos...PQ SOU FILHO ÚNICO!!!!!!!!!!

    HAHAHAHAHAHA KKKKKKKKKKKKK

    brincadeira,eu acredito nesta teoria,e acho que há razões biológicas e de convivência que determinam a inteligência do primogênito...

    ResponderExcluir
  2. ba mas no meu caso eu sou o mais novo de cinco irmãos e sou o mais bem de vida, tenho facilidade de entender muito mais do que meus irmãos, ja tenho uma profição que nehum deles tem, sem falar que casaram muito cedo e eu ainda com 31 anos estou aproveitando muito kkkk

    ResponderExcluir