Cubo Mágico é solucionado com 26 movimentos

Cubo Mágico é solucionado com 26 movimentos

Interessante é o processo de vício entre as pessoas, ou melhor, de como uma idéia é passada adiante e as pessoas nem se dão conta de que passam horas do seu tempo pensando naquilo. Exemplificando esse meu pensamento, no meu trabalho certo dia, foi falado do tal cubo mágico, observei que isso gerou em pouco tempo o assunto do momento. Confesso que não dei muita importância a esse assunto, mas comecei a observar e a escutar as pessoas ao meu redor e despertou em mim uma curiosidade sobre esse cubo, dei uma pesquisada em encontrei uma breve história do "famoso" e também uns malucos que gastaram um tempão tentando solucionar o "brinquedinho".

Os cientistas o chamam de Cubo de Rubik, em homenagem a seu inventor, o húngaro Erno Rubik.

É por isso que é de se espantar o feito alcançado por dois cientistas da Universidade de Northeastern, nos Estados Unidos: embaralhe um cubo de Rubik quantas vezes você quiser e Gene Cooperman e Daniel Kunkle solucionarão o desafio com apenas 26 movimentos.

Cooperman e Kunkle utilizaram 7 terabytes de disco como extensão para a memória RAM de seu cluster de computadores para construir as tabelas que permitiram a incrível solução.

Utilizando teorias dos grupos, eles testaram não apenas movimentos individuais, mas também grupos de movimentos, de forma a otimizar a solução. Foram 100 milhões de movimentos por segundo, até chegar ao resultado final.

E parece haver espaço para melhorias nos cálculos. Em 1997, o professor de ciência da computação Richard Korf afirmou que a solução ótima para o cubo de Rubik é de 18 movimentos.

Depois disso só me resta desejar boa sorte para os meus colegas e quem sabe eles até consigam registrar o seus nome na história.

Postar um comentário

0 Comentários