Há vida além do Google

Há vida além do Google

O portal de busca Accoona, relançado no âmbito de uma iniciativa européia que pretende fazer frente ao Google em algumas áreas específicas da pesquisa de conteúdos web.
O nome escolhido – Accoona – pode soar estranho aos ouvidos, mas tem a sua origem num vocábulo suaíli popularizado através do filme de animação da Disney Rei Leão.
Na verdade, Accoona é a adaptação da expressão “ Hakuna Matata”, que significa “não te preocupes, sê feliz”.

A grande diferença do Accoona em relação a outros motores de pesquisa reside no fato de recorrer a um diferente tipo de inteligência artificial, que, no seu caso, compreende o significado das pesquisa para além do método convencional de correspondência entre palavras-chave.

Esta tecnologia acaba por se revelar bem mais “amigável” para o internauta, uma vez que cruza a informação existente on-line e off-line sobre determinado tema ou assunto.
A inteligência artificial utilizada no Accoona permite ainda que o internauta possa recorrer à função SuperTarget Your Search.
Ou seja, numa busca de cinco palavras-chave, por exemplo, o sistema de inteligência artificial permite ao internauta destacar uma palavra-chave em particular, de
modo que os resultados da pesquisa derivem de uma classificação hierarquizada que privilegia as páginas em que o significado da palavra “eleita” tem uma maior importância do que o significado das restantes quatro.

Outra novidade, inédita noutros motores, é o Talking Search Bar, uma barra de pesquisa ativada por voz que permite ao internauta escutar o texto escrito.

Postar um comentário

0 Comentários