Acordo Ortográfico

Acordo Ortográfico
Parece que finalmente sairá do papel o acordo ortográfico de 1990, os oitos Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) deverão adoptar este ano o Acordo Ortográfico que é um tratado internacional que tem como objetivo criar uma ortografia unificada para o português, a ser usada por todos os países falantes do idioma.
Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste escrevem de forma diferente algumas palavras da Língua Portuguesa devido à ausência de um acordo ortográfico. Estima-se que no Brasil 0,5% das palavras sofrerão modificações e Portugal e nos demais países 1,6% do vocabulário total.

O que muda
No Brasil: - as paroxítonas terminadas em “o” duplo, por exemplo, não terão mais acento circunflexo. Ao invés de “abençôo”, “enjôo” ou “vôo”, teremos que escrever “abençoo”, “enjoo” e “voo”;
- a completa eliminação do trema;
- não se usará mais o acento circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos “crer”, “dar”, “ler”, “ver” e seus decorrentes, ficando correta a grafia “creem”, “deem”, “leem” e “veem”;
- o acento deixará de ser usado para diferenciar “pára” (verbo) de “para” (preposição);
- haverá eliminação do acento agudo nos ditongos abertos “ei” e “oi” de palavras paroxítonas, como “assembléia”, “idéia”, “heróica” e “jibóia”.
Em Portugal e nos restantes países lusófonos: - alterações mais significativas encontram-se na eliminação das consoantes que não são pronunciadas.
Em todos os países: - simplificam-se as regras do hífen, suprimem-se alguns acentos;
- as letras "k", "w" e "y" passam a ser oficialmente incorporadas ao alfabeto da língua portuguesa, passando a ter 26 letras.

Fontes:
Mundo Lusíada e Wikipédia

Postar um comentário

0 Comentários