Os 25 horrores da TI de todos os tempos - Parte 4

Histórias de horror em TI: (des)casos de governo

O escritório que se perdeu no tempo
Imagine voltar no tempo no trabalho e ter que fazer seu trabalho apenas com ferramentas tecnológicas do século 20. Pode ser engraçado desde que o trabalho em questão não seja o seu, certo? O Departamento do Interior dos Estados Unidos foi reprovado em um teste de segurança feito por um painel da Câmara e foi obrigado a desligar sua conexão de internet e e-mail até que questões de segurança fossem resolvidas. Os usuários foram desconectados por mais de dois meses e os funcionários simplesmente pararam no tempo. Não era um dos ambientes mais agradáveis para se trabalhar. Tem alguma dúvida?

Como explicar o inexplicável
O Departamento dos Antigos Combatentes (Department of Veterans Affairs) norte-americano registrou o roubo de um laptop três dias depois dele ter, de fato, desaparecido de dentro da casa de um funcionário do órgão. Detalhe: com um disco rígido lotado de dados pessoais de nada menos do que 26,5 milhões de outros veteranos. O departamento alegou posteriormente que recuperou o laptop com os dados intactos. Três homens foram presos, mas foi o deles o único comportamento criminoso? A seqüência de eventos mostrou episódios no mínimo estranhos: vários executivos renunciando aos cargos, além de um pipocar de processos e legislações mais reforçadas. No entanto, ainda existem questões pendentes de investigação.

Por trás do detetive
Ele pode estar aqui para proteger as pessoas, mas quem está protegendo o FBI? Bem, 170 milhões de dólares de um sistema de impressão digital superfaturado. Mais 103 milhões de dólares também superfaturados de um sistema de rastreamento de dados para a polícia local e outros 170 milhões de dólares gastos completamente em um sistema de de Arquivo Virtual de Casos que nunca foi entregue. Detalhe essa seria a primeira arma contra o terrorismo.

Um código quase na terceira idade
Pode parecer piada, mas não é: os registros dos impostos dos contribuintes norte-americanos estão armazenados em um sistema com código datado de 1962. Quatro CIOs em sete anos tentaram desfazer o destino do Serviço Interno de Receitas (IRS, na sigla em inglês), cada um sofrendo, porém, a mesma sentença...

Sem saída (literalmente)
Pegos em uma armadilha em seu próprio país, os cidadãos britânicos foram mantidos em cativeiro por causa de uma "modernização governamental em TI" que acabou despedaçando um processo até então relativamente tranqüilo. Basicamente, alongou o tempo de solicitação de dados para passaporte mais do que a duração de uma partida de futebol americano.

Fonte: Computerworld

Postar um comentário

0 Comentários