Normose ???

Normose ???

Ontem na faculdade, era dia de avaliação na cadeira de OSM, deveríamos apresentar um trabalho com um tema qualquer, dentre os diversos temas apresentados, este me chamou atenção: Normose.
Esse termo foi forjado na França por Jean Yves Leloup.
Que é a classificação que se dá para o estágio em que os seres humanos, por não compreenderem a realidade que lhes cerca, terminam por “aceitar” essa realidade como uma coisa “normal”, tornando-se uma pessoa normótica (acomodada, resignada), que a tudo vê e adapta-se sem reação. Por ignorância, por comodismo ou por pura alienação.
Alguns exemplos de normose: o cigarrinho depois (ou antes) do cafezinho. Além de viril, o cigarro confere um ar de desenvoltura àquele que fuma. E o chopinho da sexta feira? Este é sagrado. Não mata, mas pode dar uma barriguinha. E a capirinha? E o baseado? Não tem problema, todo mundo faz! Por que não? E depois, o que vão pensar de mim?
A normose leva a hábitos inconscientes perniciosos, como o hábito natural de comer arroz polido, pão branco, café, carne, açúcar branco, ovos com hormônio, tranquilizantes, mania de remédios , som bem alto, etc., etc. A normose na agricultura leva ao hábito dos agrotóxicos, das queimadas, da crença de que a fertilidade da terra é inesgotável; na educação, gera métodos de ensino que levam à produção de autômatos em série; na política, a prática normal da corrupção pela ausência natural de valores éticos; na relação entre os sexos, o machismo, que é a crença numa supostamente natural superioridade do homem sobre a mulher.

Deus u livre !!! Será essa a doença do século ???

Postar um comentário

0 Comentários