Google e Nasa firmam acordo para disponibilizar dados

Google e Nasa firmam acordo para disponibilizar dados

Imagens detalhadas em 3D da Lua e de Marte estarão disponíveis em breve na internet depois do acordo firmado entre a empresa líder no setor de buscas pela rede, Google, e a agência espacial americana, a Nasa.
A Lei de Acordo Espacial, assinada na segunda-feira, vai colocar "as informações mais úteis da Nasa na internet".


Informações meteorológicas em tempo real e as posições da Estação Espacial Internacional e de naves também poderão ser incluídas.
O acordo também verá cientistas das duas instituições trabalhando juntos para resolver complexos problemas computacionais.


"Este acordo entre a Nasa e o Google vai permitir, em breve, que cada americano possa ter a experiência de um vôo virtual sobre a superfície da Lua ou sobre os canais de Marte", disse o administrador da Nasa Michael Griffin.


O acordo vai fazer com que o "trabalho de exploração da Nasa seja acessível a todos", acrescentou.
Recurso público


O acordo formaliza uma parceria iniciada em 2005 quando a Google concordou em abrir um escritório de estudos no Centro de Pesquisa Ames da Nasa.


As duas organizações afirmaram que agora vão colaborar em uma série de áreas incluindo adicionar informações coletadas pela Nasa na ferramenta de mapeamento Google Earth.
Outros projetos podem incluir a busca por novas formas para humanos interagirem com computadores e também usarem o conhecimento do Google para acelerar o processo de procura por enomes quantidades de dados coletados pela agência espacial a cada ano.


"A Nasa coletou e processou mais informação sobre nosso planeta e universo do que qualquer outra entidade na história da humanidade", disse Chris Kemp, diretor de desenvolvimento de negócios estratégidos da Ames.
"Mesmo que esta informação tenha sido coletada para benefício de todos, e muito está sob domínio público, a vasta maioria desta informação está espalhada e é difícil para leigos acessarem e entenderem."
O Google já fornece parte das informações da Nasa por meio de programas como Google Marte, uma mapa interativo que permite que usuários explorem mapas da superfície do planeta.


Outro serviço, o Google Lua, deixa que usuários vejam os locais dos pousos na Lua.
As duas organizações afirmam que, atualmente, estão finalizando uma série de novas colaborações incluindo "produtos, instalações, educação e missões".


"Temos o prazer de progredir para colaborar com uma variedade de desafios técnicos por meio da assinatura da Lei de Acordo Espacial", disse Eric Schmidt, diretor executivo da Google.

Fonte: BBC

Postar um comentário

0 Comentários