Marcas do passado

                                                    Marcas do passado

Sem utilidade, pêlos, cóccix e dente do siso são apenas sobras evolutivas. Agora veja como seríamos se a evolução tivesse seguido outras regras.




01 - Terceira pálpebra
A bolinha vermelha no canto interno do olho pode ser a sobra de uma terceira pálpebra. É provável que um ancestral comum de aves e mamíferos a usasse para proteger os olhos.

02 - Septo nasal
Um canal em cada lado do septo está alinhado com quimiorreceptores, que parecem não funcionar mais. Eles podem ser resquícios de um conjunto que captava feromônios, hormônios que transmitem mensagens amorosas.

03 - Orelhas
Um trio de músculos extrínsecos deveria fornecer aos pré-hominídeos a capacidade de mover as orelhas de forma independente da cabeça. O homem moderno ainda possui o trio.

04 - Dente do siso
Os primeiros Homo sapiens mastigavam muitos vegetais e carne para consumir as calorias necessárias para sobreviver, por isso um par a mais de molares era muito útil.

05 - Palmar longo
O músculo comprido e estreito corre pelo braço, do cotovelo ao pulso. Cerca de 11% da população não o possui. Um dia ele pode ter sido útil para escalar árvores e se pendurar em galhos.

06 - Mamilos masculinos
Nas primeiras semanas de vida no útero, o embrião ainda não tem o sexo definido. Como os dutos lactíferos (que produzem leite) se formam antes da testosterona tomar conta, o tecido mamário masculino poderia até ser estimulado a produzir leite.

07 - 13a e 14a costelas
Chimpanzés e gorilas têm um conjunto extra de costelas. A maioria dos Homo sapiens tem 12 delas, mas cerca de 8% dos adultos têm o par extra.

08 - Pêlos do corpo
Sobrancelhas mantêm o suor longe dos olhos e a barba parece ter função na seleção sexual. Mas a maior parte dos fios que sobraram parece não ser útil - teriam diminuído para regular a temperatura do corpo mais rápido.

09 - Apêndice
Esse tubo preso ao intestino é uma pequena fábrica de células brancas, atualmente, mas já foi o local de digestão da celulose (ingerida em abundância por nossos ancestrais).

10 - Cóccix
Nossos ancestrais hominídeos perderam o rabo bem antes de começar a andar. O que sobrou é o cóccix, um conjunto de três a cinco vértebras fundidas no fim da coluna dorsal. Ele ajuda a manter os músculos da região estruturados, mas sua remoção não prejudica o paciente.

11 - Útero masculino
Dentro da próstata, encontra-se um órgão reprodutor masculino não desenvolvido, lembrança do momento sem diferenciação de sexo pelo qual todo embrião passa.

12 - Músculo plantar
Liga os dedos ao calcanhar. Outros primatas o usam para pegar coisas com os pés. Para o homem moderno, é tão inútil que 9% da população nasce sem.

Postar um comentário

0 Comentários