Os maiores vilões de Hollywood

Maus amados de Hollywood

Abocanhando o primeiro lugar
HANNIBAL LECTER
O posto de vilão número 1 de todos os tempos ficou com o Dr. Hannibal Lecter, interpretado pelo ator Anthony Hopkins nos filmes O Silêncio dos Inocentes (1991) e Hannibal (2001). O Dr. Lecter é um psiquiatra genial, porém sua mente brilhante esconde segredos perversos, como uma terrível predileção gastronômica por carne humana.
O canibal encabeça a lista de vilões do American Film Institute graças a sua grande inteligência e aos métodos ultra-sanguinários que utiliza para matar suas vitimas e preparar seus pratos favoritos...

Vice-campeão psicótico
NORMAN BATES
Filmado pelo diretor inglês Alfred Hitchcock, Psicose (1960) é inspirado na história real de Eddie Gein, um serial killer americano dos anos 50. Embora seja um sujeito mais insano que vilão, Norman Bates - vivido por Antonhy Perkins - ficou em segundo no ranking da malvadeza. Culpa de Hitchcock, que fez Bates protagonizar uma das cenas mais assustadoras do cinema: o assassinato no chuveiro. A personagem Marion Crane (Janet Leigh) toma banho num motel, quando é esfaqueada ao som de uma aterrorizante trilha sonora.

Medalha de bronze estrelar
DARTH VADER
A saga espacial mais emocionante de todos os tempos não seria tão divertida se não contasse com um dos vilões mais odiáveis e cruéis do cinema. O maligno e vil Darth Vader aterroriza os heróis Luke Skywalker, Han Solo e a princesa Leia em Guerra nas Estrelas (1977), O Império Contra-Ataca (1980) e O Retorno de Jedi (1983). O maligno em sua assustadora armadura negra foi encarnado pelo ator David Prowse. Mas o vozeirão ameaçador que saía do capacete pertencia a James Earl Jones. Darth Vader ficou em terceiro na lista do AFI.

Malvadeza animada
RAINHA DA BRANCA DE NEVE
Os estúdios Disney se especializaram em criar malvadões. A disputa com Cruella De Vil (101 Dálmatas) e o próprio ser humano (em Bambi) foi dura, mas o título de maior vilão de desenho animado ficou com a rainha de Branca de Neve e os Sete Anões (1937). Também não é para menos: extremamente vaidosa, egoísta e dada a feitiçarias, ela só maltrata a pobre Branca de Neve e, na obsessão por ser a mais bela de seu reino, manda matar a pobre órfã. A atriz Lucille La Verne, que atuou em filmes mudos no início do século 20, fez a voz da vilã, a décima colocada na lista completa do mal.

A mulher mais perversa
BRUXA MÁ DO OESTE
A primeira vilã aparece em quarto lugar no ranking geral. Ela é a bruxa mais feia e verde do cinema: a Bruxa Má do Oeste, do clássico O Mágico de Oz (1939). Após uma tempestade, Dorothy (Judy Garland) e seu cãozinho Totó vão parar no reino dos Munchkins, uns anõezinhos curiosos. O problema é que na aterrissagem eles matam a Bruxa Má do Leste. Para azar de Dorothy, a irmã desta é justamente a terrível Bruxa Má do Oeste (Margaret Hamilton), que passa a perseguir a garota, implicando particularmente com o Espantalho e com o Totó.

Crueldade não-humana
HAL 9000 E ALIEN
Na categoria vilão não-humano, a disputa acabou praticamente num empate técnico. Uma máquina diabolicamente inteligente ficou em 13º lugar na lista geral e um feioso ser de outro planeta em 14º. O computador Hal 9000 fez sucesso na ficção científica 2001, Uma Odisséia no Espaço (1968). Ele é um superprocessador parecido com o cérebro humano. Quando ameaçam desativá-lo, assume uma personalidade homicida e comece a matar.
Já o alienígena medonho e babento de Alien, O Oitavo Passageiro (1979) não precisa de desculpas para promover uma carnificina no interior da nave Nostromo.

Um vilão animal
TUBARÃO
O mundo animal também já contribuiu muito com a galeria dos grandes vilões. O posto de bicho mais cruel ficou com Tubarão, criatura assassina do filme de mesmo nome, dirigido por Steven Spielberg em 1975. A fera dos mares não foi batizada nas telas, mas ganhou um apelido curioso nos sets de filmagem: Bruce, em homenagem a um dos advogados de Spielberg... Para as cenas de ataque, foi construído um tubarão mecânico que apresentou problemas.
A saída foi filmar as investidas do bichão do ponto de vista do animal. O truque deu certo e ajudou Bruce a ficar em 18º lugar na lista do mal.

O maior facínora do Oeste
FRANK
Ao eleger os 50 vilões mais inesquecíveis de todos os tempos, os membros do American Film Institute esqueceram-se de incluir na lista um legítimo fora-da-lei de faroeste, gênero riquíssimo em terríveis pistoleiros. Para corrigir a falha, Mundo Estranho resolveu indicar seu próprio vilão nessa categoria: Frank (Henry Fonda), o pistoleiro sem coração de Era uma Vez no Oeste (1968). No filme dirigido pelo italiano Sergio Leone, o bandidão comete uma abominação atrás da outra: derruba inválidos, maltrata a bela atriz Claudia Cardinale e massacra uma família inteira - nem mesmo um garotinho é poupado. Então, ele merece ou não estar nessa odiosa galeria?
Fonte: Mundo Estranho

Postar um comentário

0 Comentários