Dormir bem

A importância de dormir bem


Você sabia que se você não dorme bem, a tendência é você ter um dia difícil, enrolado, em que você não consegue realizar todas as suas atividades normalmente? Estudos comprovam que ter uma boa noite de sono inibe doenças, proporciona saúde mental e mais qualidade de vida.

Quantas horas do dia passamos dormindo? Seis, oito horas? O que muitos não sabem é que esse tempo é determinante na vida das pessoas. Dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico: durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e, mesmo, a longo prazos.

Estudos recentes provam que quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece mais precocemente, está mais propenso a infecções, à obesidade, à hipertensão e ao diabetes.

Após diversos testes realizados na Universidade de Stanford, EUA, foi constatado que indivíduos que não dormem há mais de 19 horas não conseguem desenvolver atividades que exigem atenção. Eles cometeram mais erros do que pessoas que ingeriram 0,8 g de álcool no sangue – quantidade equivalente a três doses de uísque.

Ainda segundo a Universidade de Stanford, tomografias computadorizadas do cérebro de jovens privados de sono mostram redução do metabolismo nas regiões frontais (responsáveis pela capacidade de planejar e de executar tarefas), e no cerebelo (responsável pela coordenação motora). Esse processo leva a dificuldades na capacidade de acumular conhecimento e alterações do humor, comprometendo a criatividade, a atenção, a memória e o equilíbrio.


Certeza de um bom dia

Uma boa noite de sono garante que acordemos bem-dispostos e que as energias gastas durante o dia sejam devidamente repostas. O sono é um período de intensa atividade orgânica, durante o qual as experiências vividas ao longo do dia são memorizadas e consolidadas. Além disso, cerca de 70% do hormônio do crescimento GH, que evita o enfraquecimento ósseo, a perda da massa muscular, o acúmulo de gordura na região abdominal e alterações no sistema imunológico, é secretado durante o sono.


Riscos provocados pela falta de sono a curto prazo

Cansaço e sonolência durante o dia, irritabilidade, alterações repentinas de humor, perda da memória de fatos recentes, comprometimento da criatividade, redução da capacidade de planejar e executar, lentidão do raciocício, desatenção e dificuldade de concentração são alguns dos sinais provocados pela falta de sono.


Riscos provocados pela falta de sono a longo prazo

Falta de vigor físico, envelhecimento precoce, diminuição do tônus muscular e envelhecimento precoce são alguns dos sinais de um corpo cansado. Comprometimento do sistema imunológico, tendência a desenvolver obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares, gastro-intestinais e perda crônica da memória são outros sintomas que podem revelar o desgaste físico.


Para ajudar a ter um sono tranqüilo e completo, valem algumas dicas:

- o travesseiro deve ser da altura do seu pescoço – nem maior, nem menor – ao deitar você deve sentir que seu pescoço está apoiado e descansado, nem para baixo do seu corpo, nem suspenso acima dele.

- o colchão que você dorme deve ser de acordo com seu peso. A densidade do colchão vai oferecer a resistência necessária que o seu corpo necessita para descansar. Para casais, já existem opções de colchões com duas densidades, uma de cada lado da cama.

- o quarto deve ser bem arejado, mesmo no inverno. Pelo menos um cantinho do vidro deve ficar aberto, proporcionando uma entrada para o ar.


Fonte: Mulheres de Sucesso

Postar um comentário

0 Comentários